Mais Visitados do Momento

Confira!

Publicado Por : A.K quinta-feira, agosto 07, 2014


Olá artistas! Nesse post vou tentar descrever as funções

 básicas dos pincéis disponíveis no Pain Tool SAI.


Smoothing; Os números de 0 a 15 indicam a sensibilidade. 0-menos sensível, 15- mais sensível; e o restante que vem é o nivel de delay, s-1 é mais velos/ o ponteiro da caneta acompanha mais rápido, e s-7 é mais lento, ou seja, tem um atraso no ponteiro....



  Pen: acho que é melhor ferramenta p fazer line art. E nessa imagem

brinquei com a densidade. Com a imagem já dá pra perceber, Eu sempre deixo
Density 100% e Min Size como 0%.



AirBrush; essa ferramenta não disponibiliza Min Size, então com ela você pode brincar aumentando e diminuindo a Density.



Brush:. Essa ferramenta é mais legal. A que eu mais uso. Min Size e Density vc já sabe. oque diferencia nessa ferramenta são as 3 configurações que fica em abaixo: Color Blending, Opacity Mix e Persistence. Color blending: Qdo maior a numeração, melhor se mistura com a cor já pintada. no exemplo tinha a cor Azul e eu misturei com Vermelho.



-------------------------------------------

Opacity mix; Quanto maior a numeração, mais 'opaca' a cor fica. (obs. Quando Opacity Mix estiver configurado 100%, e se vc passar o pincel na folha totalmente branca, vc não vai ver nada. A ferramenta captura a cor assim que se encontrar com o pixel de cor. Então é como se vc tivesse pintando com a água, e a cor 'pega' assim que o pincel se encontra com a tinta).


-------------------------------------------

Persistese; Essa configuração trabalha melhor juntamente com Opacity mix. Como o nome já diz, essa configuração persiste na configuração da Opacidade.




Water: Essa ferramenta tbm disponibiliza as 3 opções de configurações. Ela ótima para borrar  Na imagem: Deinsity 100% e density 27%.


exemplo de uso:




-------------------------------------------

Marker: como se fosse marca texto. Na imagem: com maior e menor Density. Essa ferr. também disponibiliza Color blending e Persistanse. Configurando os dois de maneira ''legal'' você consegue 'misturar' as duas(ou mais) cores.


Select: Seleção



brincando com Density, vc consegue selecionar certas % de opacidade de camada selecionada. (Usei Filter -> Hue/Saturation p mudar a cor).






Quando algo tiver selecionado, tem um botão onde você pode inverter a seleção. E outro botão limpa toda seleção.

Bucket - > Balde. 
Binary - > Pra fazer pixel art. 
Water Color -> Simula Aquarela. 
Blur -> como se fosse Blur do photoshop. borra/suaviza a pintura. 

Outras ferramentas não são tão usadas (que eu saiba) Então a explicação básica acaba por aqui. 

Mas vc DEVE mexer/brincar com as configurações dos pincéis. Fazer os testes e descobrir a melhor configuração, para seu desenho.



Texto: Andressa Kaori (adm)
Revisão: Thiago Henrique (adm)

One Response so far.

  1. Anônimo says:

    AMEI ! aprendi o básico agora vai ficar mais fácil mexer no Paint tool sai

- Copyright © Paint Social BR - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -